quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Quem é vivo... - ...aparece no Paraná

Um alemão menos atento ao dia-a-dia do noticiário pode perguntar para um amigo: “onde está o Matthäus? Ele sumiu” E o amigo dirá que o ex-capitão da seleção germânica está no Atlético-PR, um clube emergente no cenário futebolístico brasileiro. Pois o futebol do Paraná não é o reino do “quem é vivo” apenas para os alemães. Vejam quem também anda pelo Estado das Araucárias.

Freddy Rincón
Volante forte fisicamente, mas com boa técnica, era líder das equipes por que passava. Teve boa passagem pelo Palmeiras, não tão boas por Napoli e Real Madrid e atingiu seu auge pelo Corinthians, clube pelo qual conquistou um título mundial como capitão. Largou o Alvinegro para ir ao Santos que lhe ofereceu uma fortuna. Não recebeu salário e deixou a Vila Belmiro. Depois de ficar um ano parado à procura de um clube, voltou ao Corinthians, em 2004. Brigou com Tite na equipe que quase foi rebaixada no Paulistão e abandonou a carreira. Voltou ao futebol como dono de um café que patrocinou a Portuguesa em 2005. Agora, o retorno é direto: como técnico do Iraty. E, no Atlético-PR x Iraty, teremos a possibilidade de rever o duelo Matthäus x Rincón da Copa de 1990.

Célio Silva
Zagueirão de Internacional e Corinthians, Célio Silva se notabilizou pela força física e voluntariedade, além de ficar conhecido como o dono do chute mais forte do Brasil. No entanto, se sobrava força, muitas vezes faltava direção às suas cobranças de falta. Para um jogador que quase foi contratado pelo Manchester United em 1997 e passou pela seleção brasileira, o sumiço realmente era estranho. Pois, agora, Célio Silva reaparece. Como técnico debutante no Paranavaí.

Vítor
Quando Cicinho se apresentou ao Real Madrid, Tomás Roncero, colunista do diário esportivo madrileno As e entusiasta de jogadores brasileiros, quis deixar claro que o reserva de Cafu na seleção não era um novo Vítor. O curioso é alguém na Espanha se lembrar até hoje que o lateral-direito que surgiu no São Paulo e chegou a obrigar Telê a improvisar Cafu no ataque para ser aproveitado passou pelo Santiago Bernabéu. Depois que voltou de Madri, Vítor nunca mais apresentou o mesmo futebol, mas conseguiu lugares em grandes equipes por um bom tempo. Assim, se tornou um dos maiores vencedores da história da Libertadores, com quatro títulos (1992 e 93 pelo São Paulo, 1996 pelo Cruzeiro e 1997 pelo Vasco). Ainda passou por Botafogo-RJ, Osasco e Juventus-SP. Hoje, aos 33 anos, é comandado de Célio Silva no Atlético Paranavaí.

Carlos Alberto Dias
Jogador mais conhecido do atual elenco do Nacional de Rolândia. Carlos Alberto Dias ficou conhecido como um dos principais meias do futebol carioca no início da década passada. Chegou a defender a seleção brasileira, mas até hoje é marcado pelo tempo em que passou no Botafogo e no Vasco. Com 39 anos, já passou por Matsubara, Bellmare Hiratsuka-JAP, Coritiba, Botafogo, Vasco, Grêmio, Shimizu S-Pulse-JAP, Paraná, Verdy Kawasaki-JAP, América-SP, Ceará e Sertãozinho.

Sinval
O Balípodo não listará os clubes pelos quais passou Sinval porque provavelmente faltaria espaço no servidor para tanto. Mas o Sinval do Cianorte é o mesmo atacante que começou na Portuguesa junto com Dener e foi campeão da Copa São Paulo de Juniores. Provavelmente ele passou pelo seu time, leitor.

8 comentários:

Anônimo disse...

hahahahaha...
Esse Sinval passou no São Paulo também, não passou???

Anônimo disse...

Pelo meu mengão o Sinval (felismente) nunca passou, mas o Carlos Alberto Dias também teve uma passagem na Gávea em 1994. A propósito Bira, que idade ele tem? O Aguinaldo ex-Fluminense e Corinthians também tá no Nacional....

Anônimo disse...

Balípodo:
Dentre os Medalhões já citados faltou um:
Donizete "O Pantera" chega para "reforçar" o medíocre time do Tubarão.

Anônimo disse...

Eu também ia citar o Donizete que reforça o querido Londrina. Mas acho que o Palhinha, no Roma Apucarana, valia menção.

Anônimo disse...

Também lembrei do Carlos Alberto Dias no Fla. Ele foi levado para formar o meio de campo com o Marco Antônio Boiadeiro, outro que posou de bom meia um tempo. Não tiveram sucesso.
O Andrei também esteve no Flamengo! Mas achei que ele tinha começado no Guarani.
Sbub

Anônimo disse...

Sou de Paranavaí!

O Célio Silva não é o primeiro famoso a passar por essas bandas. Ano passado, o lendário Tupãzinho, aquele mesmo que jogava no Corinthians do tempo em que o time era patrocinado pela Kalunga (que até hoje não sei do que se trata), passou uma temporada por aqui. Acho que não fez muito sucesso, já que, se não estou enganado, ele não tá no time mais...

[]'s

Anônimo disse...

Rodrigo, Kalunga é uma loja que vende materiais escolares e de escritório no atacado(uma papelaria atacadista praticamente), bastante conhecida em SP.

Anônimo disse...

O proprietário desta tal de Kalunga já fez parte da diretoria do Corinthians, pelo menos durante aquela época, o que justifica o contrato de patrocínio. Esqueci-me do nome do cidadão.