quinta-feira, agosto 16, 2007

Alemanha

Seleções que têm camisas com cores diferentes de sua bandeira nacional sempre despertam dúvidas. É assim, com Japão (bandeira alvirrubra, camisa azul), com Itália (bandeira verde, vermelha e branca, camisa azul) e com Holanda (bandeira azul, branca e vermelha, camisa laranja). E, claro, com a Alemanha. Até porque os alemães capricham, pois nem a camisa titular (alvinegra), nem a reserva tradicional (alviverde) têm as cores nacionais do país. Mas, claro, tudo tem explicação. Continuação

Um comentário:

Anônimo disse...

É dos uniformes mais bonitos do futebol, sem a menor dúvida, pela sua simplicidade.

Mas a ânsia de "modernidade" que a Adidas - como, de resto, todas as empresas de material esportivo - tenta imprimir em suas coleções, bem como as superstições de alguns técnicos, estão vilipendiando o uniforme germânico.

Não fosse assim, e todos compreenderiam que o melhor mesmo teria sido manter aquele design retrô: camisa e meia brancas e calção preto no primeiro uniforme, camisa e meia verdes e calção branco no segundo uniforme.

Porque ter de agüentar aquelas manchas imitando a bandeira, como feito no primeiro uniforme da Copa de 1990 - só o primeiro, porque o verde, usado na semifinal contra a Inglaterra, era maravilhoso -, ou mesmo ver o Klinsmann fazendo o segundo uniforme ir para um vermelho só para passar a idéia de mais força, é dose!

Bem, pelo menos a Adidas é mais conservadora, porque a Nike... é burrada atrás de burrada ! A única coleção bonita que fizeram foi a usada de 2000 até o início de 2002, baseada nas roupas da década de 70, que se aproximava do ideal que tenho de roupas para os times.

Pelo menos eles se inspiraram nos "retrôs" para os novos uniformes de Corinthians e Flamengo, porque os das seleções...mesmo que o da Seleção Brasileira seja melhor que o uniforme "super-herói" da Copa de 2002, ou o "bola de sinuca" usado em 2004-2005, aturar aquela "gola padre" é dose! Isso para não falarmos da combinação esdrúxula do uniforme holandês. Mesmo que imite o uniforme batavo da década de 1950, é feio de doer!

Em tempo: lembrando um "Com que Roupa ?" feito anteriormente, o que a Adidas fez com o uniforme do Milan ? Horrível, horrível...