segunda-feira, maio 05, 2008

Não havia campeonato, mas foi campeão

“Nós somos campeões do gelo, o nosso time é imortal.” O verso do hino do Atlético-MG cria uma questão polêmica. O que seria o tal “campeão do gelo”? De fato, não houve nenhum “Campeonato do Gelo” e tal título é puramente simbólico. Ainda assim, não significa que não tenha seu valor. Considerando o contexto da época e os resultados obtidos, é natural que a imprensa e a torcida atleticana considere a excursão do Galo à Europa como um título.

8 comentários:

Anônimo disse...

Torneio de Inverno: ( Alemanha) 1950 (http://www.rsssf.com/tablesa/atleticomg-trip50.html
Taça Supporters allez State Belo Horizonte - Paris (França) 1950

edu chc

Anônimo disse...

Eu já sabia dessa FARSA do gelo, fato que só aumenta ainda mais a galeria de micos do Atlético, mas o pior de tudo é que eu tenho quase certeza de que os carentinhos tentaram fabricar um falso troféu referente a esses amistosos em meados da década de 90(período vitoriosíssimo do Cruzeiro)e isso é farsa, além de falta de ética.

Até Portuguesa e Santa Cruz ganharam a fita azul, e não falam tanto quanto o Atlético. Aliás, o hino foi composto em 1969, quando o Cruzeiro já havia detonado o Santos em 66 e antes da única conquista nacional do Atlético, ou seja, será que se o hino fosse composto em 1972 eles mencionariam esses amistosos? Duvido.

Anônimo disse...

Só que eu fiquei sabendo que o Atlético tentou fabricar uma taça em meados dos anos 90, justamente num período vitoriosíssimo do Cruzeiro, e isso é uma farsa além de ser falta de ética.

Com certeza nada seria mencionado se o hino fosse composto depois da única conquista nacional do Atlético, isso me parece inveja.

Sem contar que esse "domínio no futebol mineiro" foi conquistado às custas de vários árbitros tendenciosos.

Anônimo disse...

Só prá não deixar minha acusação sem argumento, vou citar apenas um: O famosíssimo Cidinho Bola-Nossa, árbitro atleticano que ficou famoso quando um jogador atleticano lhe perguntou de quem era a bola, ele resondeu: "A bola é nossa!" e depois assumiu que roubava pro Atlético,pois "o time da massa não podia perder".

Anônimo disse...

http://www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=7823

Ubiratan e toda a humanidade, não se deixem enganar por algum atleticano que conheçam, esse clube é sujo e cheio de histórias mal-contadas, além dos micos...odeiem o Atlético!

Ubiratan Leal disse...

Yuri, o que o Cidinho Bola Nossa tem a ver com isso? Aliás, eu não me deixei enganar. Tantoq ue já saiu texto do Cidinho aqui no Balípodo.

Anônimo disse...

É que o texto menciona que o Atlético tinha um domínio mineiro, e só estava querendo mostrar algumas razões disso...quanto ao campeonato do gelo, isso enche o saco, um monte de clubes já fizeram feitos similares na Europa e ninguém fica falando como se fosse uma batalha épica.
Tenho quase certeza que esse Gelo nem seria mencionado se o hino fosse composto em 1972!

Puxa, acho que eu já li 90% do Balípodo e não tinha visto a reportagem do Cidinho, se soubesse nem teria mencionado.

Ainda bem que você não se deixa enganar! Fico feliz em ouvir isso! É que de tanto ouvir mentiras como a maior torcida ser do Atlético,etc eu tento conscientizar a rapaziada que ler...

Unknown disse...

Naum entendo os comentarios depreciando uma conquista de um time brasileiro.

Vamos lembrar que antes dos anos 60 não haviam torneiros internacionais, envolvendo clubes patrocinados por nenhuma federação e titulos eram consagrados por todos.
exemplo: O santos foi campeão mundial interclubes e não havia nenhum torneiro patrocinado por federações que validasse esta conquista, mas ela existiu e é legitima.
Quem ganha o torneio mundial interclube até hoje, ganha Copo patrocinado pelo Toyota e não é validado pela FIFA;.

Então comentarios contrario a conquista o atletico me cheira como inveja ou desinformação.
O futebol brasileiro é campeão mundial interclube (Santos, Gremio, e outros), campeão do gelo, etc..