terça-feira, fevereiro 19, 2008

Dicas para fazer um blog de futebol

Todo jornalista – ou quase todo, para não generalizar gratuitamente – gostaria de ter um veículo seu. Um veículo sobre o qual tivesse controle de pauta, de texto e de imagem, com independência para trabalhar sem influência de um chefe ou do departamento comercial. Por isso, criar um blog se tornou fato comum para jornalistas e, principalmente, estudantes de jornalismo. O problema é que ainda há muita gente tateando essa linguagem.

10 comentários:

Anônimo disse...

Ubiratan,
Não soou arrogante suas dicas, foi apenas um "tutorial" de como se montar qualquer blog, seja ele de esporte, economia, etc ...
Abraços !!!

Anônimo disse...

Salve Bira!
Muito boas as dicas!
Eu comecei um blog com mais três amigos na semana passada.
Dá um pulinho lá e vê se você aprova: http://futebolnegocio.wordpress.com
Abs, Marcos Silveira

Ubiratan Leal disse...

Marcos, eu não sou ninguém para aprovar ou reprovar nada. Mas vou dar uma olhada no seu blog, fica tranqüilo. Abraços.

Anônimo disse...

Eu escrevi errado.
Na verdade começamos o blog no MÊS PASSADO...
Aprovando ou não, depois você me diz o que achou...
Abs, Marcos

Luiz Fernando Bindi disse...

Boas dicas!

Sobre o item 5, sugiro usar os feeds, onde os leitores são avisados quando há atualizações.

Anônimo disse...

Eu não sei usar os feeds...
Alguém sabe como habilita no Wordpress?
Abs, Marcos

Paulo Roberto D'Agustini disse...

Olá!
Muito bom texto. Assim como todos, os quais estou sempre acessando neste "Blog-Página".
Também tenho um blog e entre os sites interessantes está o link para este.
Terminando com o puxa-saquismo, se alguém se interessar pode dar um conferida no tudotemsualogicafutebolistica.blogspot.com.
Inicialmente postei alguns textos despretenciosos. Depois, quando passei a editor de esportes do jornal local (Passo Fundo/RS) O Nacional, comecei a publicar também a minha coluna semanal do impresso, como uma forma de interação com o leitor do jornal e/ou blog.
Além disso "posto" matérias que faço e considero interessantes, como a entrevista com o técnico do Esporte Clube Passo Fundo, o ex-jogador Ancheta.
Confesso, tenho dificuldades no retorno de algumas postagens. Nem sempre tenho leitores assíduos. Gostaria de saber mais sobre os feeds citados nos comentários anteriores. Resolveriam o meu problema de divulgar mais o blog. Além é claro de desvendar o tal de "AdSense", que travou em alguns dólares e nada más. Aliás seria interessante uma avaliação do nobre blogueiro.
Um abraço,

Paulo Roberto D'Agustini disse...

Desculpe
O texto foi muito grande
Mas valeu mesmo assim
Obrigado

Ubiratan Leal disse...

Paulo Roberto,

o texto foi para dar dicas de conteúdo e formatação editorial do blog, não de tecnologia. Tanto que não falo de layout também. Por isso, não tenho muito a dizer sobre feeds. Sobre AdSense, não acho que valha a pena. Você polui o blog visualmente para ganhar uns trocados e ter dor de cabeça.

Unknown disse...

LEgal, bira.

Também não achei arrogante, não.

Aproveitando o ensejo, o meu blog é mais voltado para a pesquisa, questão bem precária aqui na minha região.

Se puder dar uma olhada, seria um prazer (pra mim hehe)....

www.idolosdosanta.blogspot.com