sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Por que as cidades italianas têm poucos clubes

A região metropolitana de Napoli tem 3 milhões de habitantes. E apenas um time de futebol. Florença tem cerca de 1 milhão. E também conta com um clube. Em outros países, cidades desse porte ou até menores como Valência, Colônia, Manchester, Porto, Sevilha e Stuttgart, contam com pelo menos duas equipes. Sinal de que o futebol italiano não comporta mais de um time em cidades médias? Nada disso, conseqüência do fascismo.

10 comentários:

Unknown disse...

Porque Padova nunca teve um time à altura da importância da cidade?

Gilson Gustavo disse...

Interessante essa relação de poucos clubes em cidades italianas com o fascismo. Conhecia a influência do fascismo e vários setores da vida dos italianos e até do futebol, mas não sabia desse detalhe das fusões. Muito interessante.

Daniel F. Silva disse...

O curioso ocorre na capital, com a Roma, pelo que o texto descreve, sendo um "fruto" da política fascista, enquanto a rival Lazio (que se recusou a aderir à fusão de equipes romanas) tem uma das torcidas mais racistas do futebol italiano.

Unknown disse...

Há um erro no texto Bira: Releia a parte de "peninsular". Peninsular é tudo que está no continente, seja norte ou sul..

E na Itália meu time é o ....
GAAAAAAALOOOOOOOOOO!

Unknown disse...

Há um erro no texto Bira: Releia a parte de "peninsular". Peninsular é tudo que está no continente, seja norte ou sul..

E na Itália meu time é o ....
GAAAAAAALOOOOOOOOOO!

Ubiratan Leal disse...

Nananina, Tireless. Geograficamente, peninsular é o que fica na península. Na Itália, a região peninsular é da Emilia Romanha para baixo. O resto é continente. É que tem gente que chama tudo o que é italiano de "peninsular", o que é geograficamente impreciso.

Ubiratan Leal disse...

Henrique, Pádua não é uma cidade particularmente grande. Só é importante e famosa do ponto de vista histórico, mas não é economicamente representativa a ponto de ter um time tão importante, mesmo em comparação com as vizinhas Veneza e Verona. Ainda assim, o Padova já teve seus momentos. Em 1957-58, o time foi terceiro colocado da Serie A.

Unknown disse...

Bom.. agora tá explicado. Consultei o Aurélio e fiquei ainda na dúvida, mas entendi a coisa: o norte italiano não seria uma "porção de terra cercada por água por todos os lados, menos um estreito..."

ok ok.

Anônimo disse...

Salve Bira!
Gostou do blog?
Hoje temos um post lá sobre a sobrevivência dos clubes pequenos.
Se puder, dê um pulinho no http://futebolnegocio.wordpress.com
Abs, Marcos

Anônimo disse...

parabens pelo post ubira....um tanto quanto interessante, nunca havia lido sobre.